Estudiosos do século XIX diziam que a quantidade de pessoas no mundo iria crescer tão rápido que a capacidade de produzir alimentos não iria acompanhar. Hoje em dia, vemos que a humanidade superou o desafio da produção de alimentos em grandes quantidades, aumentando também a qualidade dos produtos oferecidos. A grande mudança que permitiu esse crescimento na produção foi a modernização do agronegócio com a aplicação de tecnologia no campo, em especial a implementação da automação na agricultura. Mas o que significa automação e como você pode aplicá-la no campo?

Um processo é dito automatizado quando ele passa a ser realizado por uma máquina ou sistema eletrônico. Assim, a automação na agricultura pode ser encarada como um conjunto de processos do campo que são realizados por máquinas e equipamentos agrícolas ou que são controlados por computadores e sensores. Sua finalidade é facilitar as tarefas do trabalhador, ao fazer com que a produtividade aumente e a qualidade dos produtos seja mais controlada.

Mas não é só isso. Você sabe todas as vantagens que a automação pode trazer para a agricultura? Aqui estão 5 motivos para você consultar a P&B Smart Energy e aplicar a automação na sua lavoura!

Mantenha o controle sobre a plantação e garanta uma safra de qualidade

Para certas culturas, não é possível depender das condições do tempo para conseguir uma safra de alto rendimento. É impossível prever se as condições naturais serão suficientes para o desenvolvimento da planta, visto que o volume de chuva e a temperatura podem variar de um ano a outro. Por isso, nesses casos em que as condições climáticas dificultam o cultivo, o produtor precisa atuar para corrigi-las por conta própria.

Diversas soluções surgiram para atender o agronegócio e acabar com esses problemas. Desde irrigação até a iluminação artificial, muitos dos fatores adversos já podem ser combatidos. Mas quantas vezes na semana o produtor precisa irrigar? Quanto tempo a luz artificial deve ficar ligada? Qualquer quantidade a mais é um gasto desnecessário na automação na agricultura e pode acabar com toda a plantação.

É aí que a automação através do sensoriamento entra como solução. A partir da aplicação de sensores distribuídos de maneira estratégica por toda a plantação, é possível saber características da área cultivada, como umidade do solo, temperatura e a quantidade de luz que chega às plantas. Assim, o produtor pode saber qual região precisa ser irrigada e até mesmo prever quando será a melhor época para a colheita. Com isso, é possível garantir uma safra uniforme e de qualidade, utilizando a automação necessária à sua lavoura.

A automação na agricultura gera economia nas despesas mensais

A aplicação de sensores na área cultivada ajuda o produtor na tomada de decisões, garantindo maior qualidade do produto final. Entretanto, se as medidas corretivas não forem administradas corretamente, haverá um gasto excessivo de recursos e uma conta mais cara no final do mês.

Por isso, os sensores e as máquinas precisam se comunicar para garantir que tudo seja feito na medida exata. Uma solução é a automação de irrigadores, que pode ser feita através da instalação de um controle eletrônico que liga e desliga a bomba de água dependendo da informação que os sensores de umidade passam. Por conta disso, além de não precisar se preocupar com o funcionamento das bombas, o produtor utiliza apenas a quantidade necessária de água na irrigação e promove uma agricultura sustentável.

Diminua suas perdas com uma boa automação

Um dos grandes problemas que está presente em todo tipo de atividade são as perdas. Elas podem ser, por exemplo, um gasto desnecessário de energia ou o desperdício de mercadorias durante a produção.

No agronegócio, esse problema é visto principalmente durante o transporte da produção agrícola. Já que são pequenos e leves, os grãos são os mais afetados e muitos se perdem no transporte entre a plantação e o local de armazenamento. Se o manejo for totalmente manual ou se não houver um sensor para o controle, as perdas podem ser ainda maiores.

Nesse ponto, a automação vem para ajudar no manuseio do produto agrícola. Uma solução é a aplicação de esteiras de grãos para o transporte do produto entre duas regiões da propriedade ou durante a carga e descarga de caminhões. Desse modo, só é preciso o contato manual para carregar a esteira, deixando que ela transporte a produção e diminua as perdas no processo.

Gere um ambiente mais saudável para você e seus colaboradores

Grande parte das aplicações de defensivos agrícolas ainda é feita de forma manual. Isso representa um risco ao trabalhador, pois se esse produto entrar em contato com olhos, nariz ou boca, pode causar uma intoxicação ou, em casos mais graves, problemas crônicos de saúde.

Com os avanços da automação na agricultura, surgiram métodos de pulverização que não necessitam de operadores próximos. Um dos mais vantajosos é a aplicação através de drones agrícolas, que são como pequenos helicópteros de controle remoto equipados com um pulverizador para aplicação dos defensivos agrícolas.

Com um treinamento inicial e prática, uma pessoa pode operar o drone e pulverizar toda a área cultivada sem ter que estar próximo a plantação. Além de evitar o contato dos trabalhadores com os produtos químicos, esse método é mais ágil do que a aplicação manual e diminui o tempo empregado nessa tarefa.

Produza mais em menos tempo com uma automação de qualidade

Em resumo, a automação na agricultura permitiu que as tarefas difíceis e demoradas se tornassem mais simples e ágeis. Com a aplicação de sensores, controle das tarefas por computadores e a mecanização de atividades o tempo demandado para um ciclo de produção dentro do agronegócio se encurtou.

É por isso que hoje o produtor consegue produzir um volume maior de alimentos para atender a demanda crescente da população. E não é só isso: agilidade se tornou sinônimo de maior lucratividade, fazendo com que o produtor tenha um retorno maior se produzir em menos tempo.

Conclusão

Se você é produtor rural e quer aumentar sua participação no agronegócio, a P&B Smart Energy pode te ajudar com soluções personalizadas em máquinas, realizando projetos e prototipagens de máquinas para sua lavoura. Entre em contato conosco e veja como a P&B Smart Energy pode transformar sua vida através de Engenharia!