Sabemos que os recursos naturais estão mais escassos e limitados a cada ano que passa. Diante dessa realidade, é preciso se atentar para a importância de produzir a sua própria energia limpa. A bomba para energia solar vem conquistando muito espaço em nosso país, com os brasileiros percebendo as reais vantagens que ela proporciona.

Para quem mora ou tem uma propriedade em áreas rurais ou remotas, investir em um sistema de energia solar vai acabar com a possibilidade de escassez de eletricidade e água, seja para o consumo, para o uso geral do dia a dia ou mesmo para os cuidados agrícolas. Para entender melhor sobre os benefícios desse sistema de bombeamento solar, acompanhe o nosso post.

O que é bomba de energia solar e como ela funciona?

A água é um recurso muito valioso e necessário tanto para o consumo, quanto para higiene e cuidados de uma região agrícola. Portanto, o bombeamento solar é uma ótima solução para quem deseja economizar energia.

Sendo assim, a bomba de energia solar faz parte do kit de instalação do sistema, juntamente com os painéis fotovoltaicos. Essa bomba deve ser escolhida considerando o local onde ela será instalada para captação de água, a distância entre a sua instalação e o reservatório de água, a profundidade do local que a bomba vai retirar a água e a quantidade de água necessária diariamente para que seja calculada a capacidade exigida pelo bombeamento.

Vale destacar ainda que o consumo de energia da bomba é bem econômico e o suficiente para que um número reduzido de painéis solares dê conta de realizar todo o bombeamento necessário.

A bomba de energia solar funciona a base da energia gerada pelas placas fotovoltaicas a partir da luz do sol. As placas captam a luminosidade solar, gerando a energia por tensão contínua, e o inversor é então responsável por retificar a tensão para corrente elétrica alternada.

Quais os tipos de bombas de energia solar?

São dois os tipos de bombas de energia solar: a submersa e a bomba de superfície. A bomba submersa deve ser usada em projetos com maior profundidade e é mais resistente à presença de grande volume de água. A bomba submersa é indicada principalmente para o uso em poços artesianos.

Já a bomba de superfície costuma ser mais econômica, mas tem uma capacidade mais limitada, já que consegue puxar a água com eficiência a menores profundidades — em média 3 metros.

Quais os benefícios?

O bombeamento solar de água tem uma dinâmica de funcionamento bem simples, eficiente e econômica. As bombas que antigamente só podiam ser movidas à eletricidade ou à combustão, hoje podem funcionar por meio da geração de energia solar, sem a dependência de uma concessionária de energia elétrica. Assim, enumeramos aqui as principais vantagens do uso da bomba de energia solar.

1. Alto bombeamento de água

Dependendo do kit de instalação do sistema de energia solar adquirido, o equipamento é capaz de bombear mais de 8 mil litros de água de forma ininterrupta, desde fontes mais superficiais até locais de grande profundidade. Alguns equipamentos são capazes de bombear de 650 até 31 mil litros de água por dia.

2 Não dependência da rede elétrica de energia

Talvez o maior benefício seja o fato de dispensar o uso da rede elétrica de energia ou mesmo o gerador a diesel. O proprietário da bomba e do sistema solar realiza o bombeamento de maneira sustentável e ainda economiza mensalmente na conta de luz, bem como tributos e taxas relacionados a esse serviço.

3. Fácil instalação e manutenção

A facilidade de instalação junto ao sistema de geração de energia e o baixo nível de manutenção são outros dois benefícios de se usar a bomba solar. Basicamente, é preciso realizar periodicamente a limpeza das placas solares fotovoltaicas, o que demonstra a simplicidade e o baixo custo dessa manutenção.

4. Longa vida útil

Os sistemas de energia solar têm uma vida útil longa, durando cerca de 25 a 30 anos. Além disso, o retorno sobre o investimento desses sistemas costuma ser de 5 anos, variando de acordo com o valor do projeto e as tarifas praticadas.

5. Bombeamento silencioso e limpo

A bomba de energia solar também opera de forma silenciosa e livre de possíveis poluições ou contaminações. Como não existe um motor a diesel ou gasolina, a bomba não emite ruídos, o que evita não só a poluição sonora, mas também do ar e da água que será captada.

6. País beneficiado pela radiação solar

O Brasil é um país que possui grande radiação solar a maior parte do ano, daí a facilidade de geração de energia por meio do sol como o nosso. Grande parte do nosso território está localizada próxima a linha do Equador, o que diminui as variações da irradiação solar ao longo do dia.

Além disso, vale lembrar que o sistema de energia solar fotovoltaico funciona normalmente, mesmo em dias de baixo índice de radiação do sol — nublados ou chuvosos —, lembrando que os kits também possuem a bateria de armazenamento de energia.

E então? O que achou do nosso conteúdo sobre bomba de energia solar? Se você tem interesse em investir nesse sistema, entre em contato conosco.