A festa junina é uma das festividades preferidas dos brasileiros, e isso não é à toa. Quitutes deliciosos, brincadeiras divertidas e músicas que fazem todo mundo dançar são alguns dos símbolos de um bom “arraiá”.

E a boa notícia é que é possível curtir essa época do ano, mas agora de maneira consciente: sem sair de casa. Com dedicação e um pouco de criatividade é possível criar uma comemoração para toda a família com tudo que uma festa junina tem direito.

Continue a leitura e confira as dicas que a P&B Smart Energy preparou para você curtir seu arraiá em casa e em grande estilo!!!

Monte um cardápio delicioso

Os doces e salgados típicos das festas juninas são um dos pontos altos da comemoração, então é bom caprichar na escolha do cardápio.

Pipoca, maçã do amor, arroz doce, pamonha salgada, caldo verde e canjica são algumas delícias que podem fazer parte do menu. Para as bebidas, além dos clássicos quentão e vinho quente, é possível servir sucos e refrigerantes.

Capriche na caracterização

A caracterização também é importante em um arraial, e um dos momentos mais divertidos da preparação.

Camisas xadrez, calça jeans, vestidos floridos, fitas no cabelo, botas e os clássicos chapéus de palha são praticamente indispensáveis.

As crianças ainda podem receber pintinhas no rosto e bigodes pintados à mão para complementar o visual.

Organize a quadrilha

No fim da noite acontece a grande atração da festa junina: a quadrilha! E ela também pode ser feita em casa!

Os mais velhos com certeza já conhecem os passos e os mais novos vão aprender rapidamente o que fazer nos momentos clássicos, como a hora de fazer um túnel com as mãos para que os outros integrantes da quadrilha passem por baixo.

A dica da videoconferência também vale neste momento em que não podemos encontrar amigos e familiares pessoalmente para a quadrilha.

Marcando um horário com os participantes, cada um pode montar a coreografia em casa e apresentar para os demais.

Para aumentar a interação, é possível até promover um campeonato de dança, em que o casal ou família que tiver o melhor desempenho nos passos da quadrilha recebe um prêmio.

Faça uma decoração artesanal

A decoração repleta de cores e estampas diferentes é indispensável para uma boa festa junina.

O xadrez é um dos clássicos da festividade, mas também vale a pena investir em elementos com estampas florais, geométricas e o que mais a sua criatividade mandar. A dica é usar itens que você tem em casa, como toalhas de mesa, lençóis, almofadas, bandejas e retalhos de tecido.