Um bom projeto de iluminação residencial pode ajudar não só na decoração dos cômodos, como influenciar no bem-estar dos moradores e até mesmo na conta de luz no final do mês.

Ainda que você tenha contratado um profissional para elaborar o projeto de iluminação ou para fazer algumas melhorias no que já está instalado, é importante que você tenha conhecimento sobre o assunto para poder embasar melhor suas opiniões e pedidos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem fazer toda diferença, principalmente se você ainda está na fase de planejamento do projeto. Continue a leitura e confira.

Qual a importância da iluminação residencial?

A iluminação residencial é responsável pela valorização da decoração do lar e permiti que os moradores possam realizar todas as tarefas confortavelmente.

Quem nunca sofreu com uma lâmpada ou luminária mal escolhida, seja com um foco batendo no olho no espelho do banheiro, dor de cabeça por ler no escuro ou com um incômodo de um reflexo bem no meio da tela da TV? Ainda, ver um belo quadro ou escultura perder todo seu brilho por causa de um foco de luz mal posicionado?

Por essas e outras razões, é fundamental considerar o tipo e o posicionamento das luzes em cada cômodo e de acordo com as necessidades e desejos de cada morador.

Conceitos luminotécnicos

Não existe solução pronta ou receita para a iluminação residencial. Cada espaço precisa de estudo e cuidados específicos para brilhar e, por isso, vale a pena contar com o auxílio de um profissional da área.

Utilizando corretamente a luz artificial, proporciona ao ambiente uma iluminação suficiente para as tarefas que serão executadas, boa distribuição de iluminação, ausência de ofuscamento e contrastes adequados.

Para a escolha da iluminação, deve ser levado em consideração o perfil dos moradores, os hábitos e expectativas dos usuários, usos do ambiente, layout do mobiliário, cores, acabamentos e texturas.

A P&B Smart Energy conta com uma parceria com arquitetas que podem ajudar na escolha dos melhores lugares e o tipo de iluminação para cada ambiente.

O que considerar na hora de iluminar seu lar?

Para poder acompanhar a execução do projeto de iluminação residencial, é necessário entender alguns aspectos fundamentais.

1. Customização de ambientes

Cada espaço tem a própria função. Dessa maneira, não dá para usar as mesmas lâmpadas e lustres, dispostas do mesmo jeito em cada lugar.

A varanda gourmet, por exemplo, precisa de soluções específicas para ambientes externos, que permitam ao cozinheiro ver o que está preparando e um canto para curtir a refeição com os amigos. Já no home office, a ideia é criar focos para as áreas de leitura, trabalho e estudo. Isso sem mencionar o quarto dos bebês, que precisa de muito cuidado para garantir conforto aos pequeninos, cujos sentidos são tão delicados.

2. Escolha de pontos focais

Tem uma parede verde na sala ou belas plantas nos ambientes? Um divã que é relíquia da família? Não deixe de usá-los e eleger pontos focais na iluminação! Estabeleça focos que atraiam os olhares para os aspectos mais legais da decoração do ambiente.

Ao usar focos na iluminação residencial você ajuda a criar um pouco de drama e luxo no lar!

3. Valorização da luz natural

Nunca se esqueça da luz do sol. Não apenas ela ajuda a economizar na eletricidade, mas também é fundamental para nosso bem-estar. O sol mata bactérias, faz parte da fotossíntese das plantas e ajuda na nossa produção de vitamina D.

Tire o maior proveito do sol no seu projeto, usando a luz de cada janela e da varanda.

4. Uso de diferentes tipos de luminárias

O mais legal nos projetos de iluminação residencial é poder escolher entre a enorme variedade de luminárias! Aproveite seu estilo e pesquise diferentes materiais, cores e formatos para os ambientes.

Não tenha medo das composições de abajures, arandelas, lustres e spots. Lembre-se de que é muito legal criar camadas de luz complementares, perfeitas para iluminar as tarefas e promover o merecido conforto para os olhos.

A P&B Smart Energy trabalha com lâmpadas modernas de Led, que além de sofisticadas podem ser automatizadas. Entre em contato conosco e conheça nossos lustres e as nossas soluções de automação.