Automação residencial é um conceito amplo e favorável em se pensar pela quantidade de recursos tecnológicos que podem interagir com cada indivíduo e trazer uma experiência única.

Confira abaixo sobre essas novas tecnologias e o que elas podem te proporcionar!

Diferente da Automação Industrial, onde obtemos produtividade, padronização e controle de qualidade, a Automação Residencial busca a experiência na interação dos equipamentos inteligentes com o indivíduo.

Atualmente contamos com grandes tecnologias no mercado, podemos citar como exemplo IoT – Internet das Coisas – é o modo como os objetos físicos estão conectados,  comunicando entre si e com o usuário, através de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma central como se fosse um grande sistema nervoso que possibilita a troca de informações entre dois ou mais pontos.

Hoje a Internet das Coisas é uma realidade, embora muita gente não esteja percebendo a velocidade com que isso acontece. Afinal, as revoluções tecnológicas costumam ser gradativas, de modo que apenas com um distanciamento histórico podemos identificar claramente as etapas da mudança. Enquanto muda a tecnologia e consequentemente a indústria e o mercado, os negócios estão acontecendo.

De que forma esses equipamentos se comunicam entre si? São através de linguagens que na automação chamamos de protocolos. Esses protocolos trazem a interação necessária com o equipamento e a transmissão de informações para a tomada de decisão.

Os protocolos mais conhecidos e utilizados na Automação Residencial são:

  • Wi-Fi: um protocolo LAN de comunicação sem fio e tem capacidade de gerenciar grandes quantidades de dados com altas taxas de transmissão. Possuem um consumo energético que pode ser proibitivo para algumas aplicações IoT.
  • Zigbee: este protocolo permiti a comunicação sem fio confiável, com baixo consumo de energia e baixas taxas de transmissão para aplicações de monitoramento e controle. Um dos protocolos mais usados nas aplicações, geralmente, não requerem mudanças constantes na taxa de transmissão.
  • Z-Wave: é um protocolo de comunicação sem fio projetado para controlar remotamente aparelhos e equipamentos em residências, comércios, escolas, dentre outras edificações. Pode ser usado com sistemas de iluminação, controle de acesso, controle de cortinas e persianas, medição de energia, climatização, sistemas de entretenimento e eletrodomésticos.

Para entender mais como funciona, aqui temos um exemplo:

Um pequeno comércio coloca um sistema de automação residencial, inicia com a câmera de vigilância eletrônica inteligente, com algoritmos de inteligência artificial que identifica padrões nas imagens. Este mesmo comércio utiliza um sistema de controle de acesso, dispensa chave, utilizando a fechadura inteligente, desta forma, é programado para o comércio abrir as 09h e um funcionário é responsável por chegar este horário. Com isso, dando o horário da abertura e este funcionário não chegou ao local ainda, a câmera detecta e envia sinais de alerta para a central para que seja verificado.

Mas com a Automação Residencial, dá para fazer muito mais, as tecnologias que estão em alta são os Assistentes de Voz, como por exemplo a Alexa, Assistente do Google. Com ela você consegue acionar os equipamentos com o comando de voz, aumentar volume da TV, ligar as luzes, controle de persiana, ar condicionado, controle de alarme, sensores de porta e janelas…

A automação residencial traz uma explosão de tecnologia, produtos de todos os preços e funcionalidades. Entre em contato conosco e veja como a P&B Smart Energy pode te ajudar a trazer o futuro para dentro de sua casa!