Muitas pessoas ao começar os planos para adquirir painéis solares para sua residência, acabam tendo algumas dúvidas!

Desta forma, iremos apresentar dois tipos de sistemas fotovoltaicos. Confira!


Para isso temos dois tipos de sistemas, o sistema ON-GRID e o OFF-GRID.

Grid é a rede de distribuição de energia, a concessionária.

O sistema ON-GRID é quando está conectado a rede da distribuidora. Já o sistema OFF-GRID está totalmente isolado da rede da concessionária e fornecendo a própria energia. Um exemplo, é como se fosse um gerador de emergência.

Confira alguns pontos interessantes nesses sistemas e veja qual o ideal para você:

Para instalação do sistema OFF-GRID não é necessário realizar a homologação junto a concessionária, porém é fundamental utilizar um equipamento que faça a desconexão da energia da rua (padrão de energia) e garanta que o sistema fotovoltaico esteja totalmente isolado quando em uso, ou seja, para utilizar energia solar é necessário desligar a energia da rua. O equipamento que compõe já é programado para isso, então quando o equipamento percebe a falta de energia da rua, ele liga, fornecendo a energia, para que você possa utilizar. Uma desvantagem deste sistema é o custo mais alto.

Esse sistema, como não é conectado com a rede da distribuidora, necessita de um banco de baterias, para armazenar o excesso de energia gerado pelas placas fotovoltaicas. Uma outra desvantagem, por exemplo, é que a maior carga vai definir o tamanho do seu inversor – por carga entende-se equipamento elétrico.

Imagine que um inversor de 3oooW consegue abater até R$400,00 na sua conta de energia em um sistema ON-GRID, mas se na mesma casa que gasta R$400 for instalado um sistema OFF-GRID e nesta casa existe um chuveiro de 7000W de potência então o inversor solar precisará ser 2,33 vezes maior que o necessário para um sistema ON-GRID, para a mesma residência.

Neste sistema OFF-GRID, quem determina a potência do inversor entre outras coisas, é o equipamento de maior potência dentro de sua instalação, dentro de sua casa, seja chuveiro, geladeira, micro-ondas. Por este motivo o inversor pode limitar o tamanho máximo em potência dos seus equipamentos, ou limitar a quantidade de equipamentos que podem ser ligados simultaneamente.

O sistema ON-GRID, é quando está conectado na rede da concessionária, ou seja, no padrão da sua energia, chega a energia da distribuidora e do sistema fotovoltaico. Neste sistema é necessário realizar um processo de homologação, a aprovação da concessionária.

Neste sistema o inversor funciona de forma diferente do OFF-GRID. O inversor só é acionado se tiver energia na rede, caso a energia falte, o inversor desliga. Com isso evita o “ilhamento”, por exemplo, a concessionaria realizará uma manutenção na região de sua casa, a falta energia é o sistema que está gerando, fica jogando energia naquela parte que ficou isolado e pode causar acidentes elétricos na rede. Os sistemas ON-GRID dever vir com a proteção contra esses “ilhamentos”.

Os inversores de um sistema ON-GRID ao contrário dos sistemas OFF GRID não são influenciados por cargas (equipamentos elétricos) maiores que eles, se em algum momento o consumo de energia atingir um pico que seja maior que a capacidade de geração do sistema fotovoltaico, a energia faltante será suprida pela rede pública e no caso contrário, quando o sistema gera mais energia do que o consumo momentâneo, a energia excedente é injetada na rede pública, dispensando a utilização de baterias para armazenamento de energia excedente.

Quando não está consumindo o excedente é convertido em créditos de energia que são utilizados para abater do seu consumo durante o período em que o sistema solar não estiver funcionando (noite, ou dias de pouca insolação). Os créditos que não forem consumidos duram até 5 anos, após este período se você não consumir o excedente, você perde os créditos.

O sistema ON-GRID é mais barato, mais versátil, e mais burocrático para instalar, pois precisa ser homologado junto à concessionária de energia. Sistemas OFF-GRID só são indicados caso não haja fornecimento de energia pela rede pública, quando a energia da concessionária chega até sua casa, o sistema indicado é o ON-GRID, todos eles necessitam acompanhamento por um profissional habilitado para trabalhar com energia elétrica.

Gostou do conteúdo? Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato conosco e veja como a P&B Smart Energy pode te ajudar!