Uma instalação elétrica residencial preservada é essencial para a segurança dos moradores. Durante uma reforma, então, o cuidado precisa ser dobrado, de modo a não danificar nenhuma parte do sistema.

Ainda que sejam necessárias mudanças nas instalações, algumas medidas são muito importantes para evitar problemas no futuro e proteger os usuários do espaço contra acidentes.

Aprenda, aqui, 5 cuidados para assegurar o funcionamento perfeito da sua instalação elétrica residencial!

1. Contrate um bom eletricista

É imprescindível contar com os serviços de um eletricista experiente, que tenha atenção aos detalhes e realize todos os procedimentos de forma correta. Isso garante que você não vai ficar submetido a contratempos que demandem maiores gastos ou até a acidentes mais sérios.

2. Evite os improvisos

As famosas “gambiarras” são extremamente perigosas! Afinal, de uma adaptação aqui para outra ali, o sistema pode ficar sobrecarregado e causar panes que levam à queima de eletrodomésticos, de lâmpadas e até a incêndios.

O uso dos chamados benjamins também precisa ter limite. Não são totalmente proibidos, mas devem ser utilizados apenas com a certeza de que os aparelhos ligados são de baixa potência. Isso porque cada tomada só suporta até uma certa quantidade máxima de carga e ultrapassar esse valor também pode causar danos às instalações.

Outro ponto importante é respeitar a amperagem e os plugs dos aparelhos. Você já deve ter percebido que um plug de secador de cabelos ou de micro-ondas não é igual ao de equipamentos que precisam de uma corrente inferior, certo? Caso não seja adequado, jamais utilize adaptadores: prefira fazer a troca da tomada.

Se houver a necessidade de conectar dois ou mais equipamentos em uma mesma tomada — desde que não sejam os de alta amperagem — você pode usar um filtro de linha no lugar do benjamim, muito mais prático e seguro.

3. Priorize a qualidade dos produtos

Todos os componentes usados em uma instalação elétrica residencial precisam apresentar conformidade com as normas competentes. Disjuntores, fiações, tomadas, interruptores, filtros de linha etc. devem contar com selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Caso o dispositivo não apresente essa informação na embalagem ou no manual, efetue a troca imediatamente. Eles podem não ser suficientemente seguros contra choques ou curtos-circuitos e, ainda, provocar aumentos na sua conta de energia, devido ao alto consumo por mau funcionamento.

4. Procure obedecer ás normas

Se o local onde você mora for uma construção antiga, é bem provável que ainda conte com os padrões antigos de tomadas. Se for uma casa, reformar a instalação elétrica residencial é menos complicado. Mas se for um edifício, é importante conversar com outros moradores para fazer o mesmo.

5. Afaste a fiação de água ou calor

São duas combinações altamente perigosas: eletricidade com água ou eletricidade com calor. Com relação à água, o risco é por ser um líquido condutor elétrico, devido à presença de sais e minerais. Já o calor danifica o material que faz o isolamento dos fios. Em ambos, graves acidentes podem ocorrer se não for dada a devida atenção.

Assim, evite proximidade entre aparelhos ligados sobre uma superfície molhada ou que receba respingos. Desvie, também, a fiação elétrica de superfícies aquecidas por fornos e lareiras.

Uma instalação elétrica residencial dimensionada e conservada corretamente é fundamental para fazer a iluminação dos sonhos para cada ambiente da sua casa! Desse modo, sua família fica livre de riscos ou de o projeto de iluminação dar errado. Além disso, outros benefícios muito relevantes são ter um consumo de energia sustentável e evitar gastos excessivos com reparos frequentes.

Já sabe tudo sobre os 5 cuidados mais importantes para manter a instalação elétrica residencial perfeita? Gostou? Então fique por dentro do nosso blog.