Já dizia o ditado, “tempo é dinheiro”. Em momentos de alta competitividade e de crise econômica, é impensável ficar com seu time parado por falta de energia, certo?

Nesse caso, a utilização de um gerador a diesel pode ser a salvação. Ele garante o fornecimento de energia contínua nas dependências da empresa, principalmente naqueles locais em que a rede pública é instável ou inacessível.

Apesar de eficientes, geradores a diesel podem representar altos gastos com combustível e pesar no seu budget no fim do ano. Mas uma coisa que poucos sabem, e que pode gerar uma boa redução nos custos com o gerador, é que a inclusão de energias renováveis na sua operação, como a energia solar, os torna consideravelmente mais econômicos.

Quer saber como? Acompanhe!

Como funcionam os sistemas híbridos nos geradores a diesel?

Os sistemas híbridos nada mais são do que maneiras de obter energia a partir de duas ou mais fontes. A ideia é combinar diferentes produtores de energia para aumentar a disponibilidade do fornecimento de luz e tornar o investimento mais barato.

Nos geradores a diesel, por exemplo, é possível usar fontes de energia renováveis, tais como o sol, vento ou água, para tirar o melhor proveito do equipamento e reduzir os gastos com o combustível.

Em outras palavras, a fonte de energia renovável trabalhará como um “combustível” paralelo ao diesel no sistema, reduzindo os custos com geração de energia da empresa.

Por que integrar a energia solar ao meu gerador a diesel?

As opções mais comuns encontradas de fontes de energia combinadas nos sistemas híbridos com geradores a diesel são a eólica e a energia solar fotovoltaica. Porém, essa última possui uma melhor relação custo-benefício, visto que:

  • é mais barata: sistemas com geração de energia eólica não são nada baratos, mesmo quando pequenos, enquanto que os painéis fotovoltaicos cabem perfeitamente no seu bolso;
  • possui alta disponibilidade: o Brasil é um país tropical, o que significa que por aqui são raros os dias sem sol. Isso garante uma alta disponibilidade para o seu sistema, independente do local em que ele está instalado, enquanto que a energia eólica só é abundante em regiões específicas;
  • é acessível: a energia solar já é bastante difundida no mercado, o que a torna mais acessível. Isso ajuda na hora de achar bons fornecedores e conseguir suporte para o sistema, caso algum problema ocorra.

A energia solar é, portanto, uma alternativa interessante, rentável e renovável para a redução do consumo de combustível dos geradores.

Instalando-se um sistema fotovoltaico em conjunto com o gerador, parte da energia será gerada pelo sistema fotovoltaico e a outra parte continuará vindo dos geradores a diesel.

Mas para realmente tirar o melhor proveito desse recurso, é preciso saber como montá-lo.

Como montar um sistema híbrido diesel-fotovoltaico?

A integração da energia solar fotovoltaica reduz significativamente o consumo de combustível. Além disso, os custos com o transporte do diesel, operação geralmente complicada e dispendiosa, também são reduzidos com a diminuição do consumo.

O sistema fotovoltaico — painéis e inversores — são os mesmos equipamentos usados em sistemas de energia solar comum. A grande diferença está no uso de um sistema de controle inteligente acoplado ao gerador diesel.

Esse controle deve considerar as seguintes informações:

  • a carga total instalada;
  • os consumos de energia;
  • o estado atual da rede;
  • a potência ativa disponível por parte dos geradores diesel.

O equipamento de controle inteligente serve, portanto, para garantir a estabilidade da instalação, injetando a maior quantidade possível de energia solar na rede e reduzindo o consumo do combustível fóssil.

Por exemplo, no caso do aparecimento de nuvens, o aumento ou diminuição da geração de energia solar será gerenciado pelo sistema de controle, que comandará ao gerador o nível ótimo do grupo diesel.

Ou seja, menos consumo de combustível fóssil e mais eficiência para a geração de energia no seu da sua empresa.

Entendeu bem como os sistemas híbridos funcionam? Quer saber mais sobre como implantá-lo junto a um gerador diesel? Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!