Com a mobilidade em voga, a transmissão remota de dados é hoje um recurso essencial para empresas de todos os setores. O forte desenvolvimento econômico e os avanços tecnológicos trouxeram consigo a necessidade de empresas de todo mundo contar com uma comunicação instantânea.

A telemetria é hoje um fator estratégico para a sobrevivência em um mercado cada dia mais competitivo. Ela permite a transmissão remota de dados, recurso essencial para acompanhar a exigência do mercado por mobilidade.

Descubra o que é essa tecnologia e como ela pode beneficiar seu negócio!

Como funciona a telemetria?

Até pouco tempo atrás, somente as grandes empresas detinham o poder da tecnologia. Possuir os mais novos recursos era caro, principalmente quando pensávamos em empresas localizadas em regiões mais remotas.

Um dos benefícios do avanço da tecnologia, contudo, foi justamente a popularização do acesso ao que há de mais novo no mercado. Hoje em dia, um produtor rural usa um equipamento de comunicação remota para saber instantaneamente qual é o grau de desenvolvimento de sua lavoura, a temperatura, umidade do solo, etc.

A telemetria é um processo de comunicação automatizado que utiliza recursos para fazer medições e coleta de dados em pontos móveis ou remotos e transmiti-los para um receptor que fará o processamento das informações e o devido monitoramento.

Como no caso do produtor rural, ela funciona pela implantação de sensores na lavoura que transmitem informações a uma central para auxiliar a gestão da produção e suportar o agricultor nas suas decisões de negócios.

Quais os benefícios da telemetria?

A telemetria não é um conceito novo e já é bem famosa no automobilismo, principalmente na F1, onde é utilizada para medir todos os parâmetros do carro e do piloto para que suas equipes saibam o que pode ser melhorado.

Mas para que você, assim como as equipes de Fórmula 1, também entenda os benefícios do uso da telemetria, separamos uma listinha abaixo com os principais deles:

  • mais segurança: o uso da telemetria elimina os “achismos” e traz dados certos e confiáveis para melhorar a tomada de decisão na empresa;
  • redução de custos: com dados precisos, é possível entender se algum ponto do processo está gerando desperdício e eliminá-lo, ou se existem brechas para melhorias que diminuam os gastos da companhia;
  • otimização da produção: mais segurança e redução de custos é sinônimo de produção otimizada e de mais lucros para o negócio.

Onde a telemetria pode ser aplicada?

A telemetria pode ser aplicada em praticamente qualquer tipo de produção. Separamos abaixo alguns exemplos para que você conheça como essa tecnologia é posta em prática:

Agronegócio

Como já mencionamos, a telemetria pode ser usada para acompanhar o andamento de uma safra com sensores que medem os principais fatores influenciadores na qualidade de uma produção agrícola. Um exemplo do sistema de telemetria, coleta dados de temperatura de secadores de café e armazenam os dados na “nuvem” para que o produtor possa ter o registro de como foi o processo de secagem do café dele, desta forma pode estudar as melhores receitas de temperatura, os melhores resultados, definir um processo de secagem e aprimorar sua lavoura.

Monitoramento de energia

Em fábricas, edifícios, casas e na agricultura o consumo de energia dos sistemas é determinado pelo monitoramento em vários locais. A telemetria pode ser usada, então, para enviar parâmetros relacionados para uma central, permitindo o uso mais eficiente da energia. Tais sistemas também facilitam a manutenção preditiva.

Seja qual for a aplicação, o uso da telemetria hoje é fundamental para otimizar as decisões de negócio de uma empresa. A transmissão remota dos dados permite que você gerencie toda a organização com eficiência e com a tranquilidade de ter em mãos dados seguros e confiáveis.

Entre em contato conosco para mais informações de como você pode se beneficiar do uso da telemetria!