A geração de energia elétrica por meio das fontes ditas limpas é uma alternativa viável e real na diminuição do efeito estufa. Mas os benefícios do uso de energias renováveis vão muito além de frear as consequências das mudanças climáticas. Usar o sol, por exemplo, como fonte de energia elétrica é inteligente e econômico.

A indústria agropecuária é extremamente intensa em energia, que representa uma parcela significativa de seus custos de produção. Além disso, por se tratarem de regiões mais distantes, muitas vezes os produtores rurais sofrem com a deficiência na estrutura elétrica, causando baixa qualidade ou até mesmo falta de energia. Por conta disso, muitos produtores optaram por geradores à diesel como solução para fornecimento de energia, porém são complexos e poluidores. Diante disso, a energia fotovoltaica se destaca como grande solução.

Após instalar um sistema fotovoltaico, que usa o sol como ‘combustível’ para gerar energia elétrica, há uma diminuição imediata nas despesas. Possuir o próprio gerador ainda diminui a dependência da rede e torna o consumidor menos sujeito à apagões e intermitências além de protege-lo contra o aumento futuro e iminente de tarifas.

Onde aplicar a energia solar na propriedade rural

Bombeamento de água

As bombas de água utilizadas na zona rural, seja para irrigação, abastecimento de água para o gado, consumo próprio, ou outras aplicações, são posicionadas em regiões remotas, o que dificulta o acesso à rede elétrica ou até mesmo o uso de geradores à diesel. As bombas movidas a energia solar surgem como alternativa, sendo mais confiáveis que os geradores à diesel, não precisam ser reabastecidas e podem ser instaladas desconectadas da rede.

Cerca elétrica para manejo do gado

Uma outra aplicação que é frequentemente utilizada desconectada da rede é a eletrificação de cercas para o manejo de gado. Assim como o bombeamento de água, a eletrificação de cercas para manejo do gado, muitas vezes é realizada em locais distantes da rede elétrica. Por se tratar de uma aplicação com baixo consumo, a instalação de um eletrificador rural é simples e demanda, geralmente, poucos módulos fotovoltaicos.

Produção leiteira

Os criadores de gado leiteiro frequentemente sofrem com a instabilidade do sistema elétrico. Caso falte energia e as ordenhadeiras não possam operar as vacas podem apresentar problemas de mastite. Outro ponto crítico são os tanques de resfriamento, no caso de falta de energia todo lote de leite pode ser perdido.

Dessa forma, a energia fotovoltaica com backup (baterias para suprir os momentos sem fornecimento do sistema fotovoltaico e da rede de distribuição) aparece como solução para manter o sistema sempre funcionando, diminuindo perdas e impactando no desempenho da produção.

Vantagens da energia solar para os produtores rurais

As vantagens que os produtores rurais podem obter por adotarem a energia fotovoltaica está relacionada aos custos, aumento de produção, selos de qualidade e imagem institucional. Uma das características mais marcantes da energia fotovoltaica é o seu caráter renovável e não poluidor. Em um mundo onde a preocupação com o meio ambiente tem estado cada vez mais evidente, essa característica pode ser apontada como um grande diferencial e contribuir fortemente para a imagem institucional do produtor rural.

Como obter energia rural fotovoltaica

O primeiro passo para obter um sistema fotovoltaico para sua propriedade rural é procurar uma empresa especializada (Clique aqui e solicite uma cotação à P&B Smart Energy).