Os projetos de instalação elétrica são partes fundamentais para todo edifício, residência ou prédio comercial. Esse planejamento garante que todos os andares e salas sejam munidos com energia elétrica para a realização das atividades dos seus ocupantes, visando proporcionar o melhor desempenho da rede elétrica e total segurança dos usuários e pessoas próximas aos empreendimentos.

Uma vez mal executados ou sem a devida manutenção, as instalações elétricas prediais podem causar diversos tipos de ocorrência, como descargas elétricas e até incêndios. Por isso, é necessário que o responsável pela elaboração do projeto siga as normas e regulamentos definidos.

Para realizar uma instalação elétrica predial é preciso considerar algumas etapas e definir qual a melhor maneira de executar. Confira!

As Instalações Elétricas

Os projetos elétricos necessitam de uma instalação elétrica que ofereça mais energia, sendo necessária a implementação de uma rede trifásica com um conjunto de disjuntores, fusíveis, cabos elétricos, entre outros. Por isso, é preciso:

  • Localizar, determinar e quantificar os pontos de utilização de energia elétrica.
  • Dimensionar e definir o caminho dos condutores e condutos.
  • Definir o tipo e a localização dos dispositivos de proteção, de comando, de medição de energia elétrica e outros acessórios.

Essas etapas vão ajudar o profissional a elaborar um projeto que contemple acessibilidade, flexibilidade, segurança e menor consumo de energia.

Manutenção e Prevenção

Mesmo depois de finalizado o projeto é necessário que as instalações elétricas prediais passem por manutenções e trabalhos de prevenção de falhas. Os reparos dos sistemas elétricos devem ser feitos por profissionais capacitados para que se evite um curto circuito.

Com base da tecnologia com sistemas de monitoramento é possível prever os danos que as instalações podem vir a sofrer. Uma dessas novas estratégias é a termografia, que permite que seja elaborado um mapa de calor que detecta possíveis irregularidade.

A tecnologia auxilia que a manutenção predial seja feita de forma mais fácil, o que evita possíveis falhas e ajuda a qualificar a construção.

Sempre que for necessário executar um projeto de instalações elétricas prediais lembre-se das dicas acima.

Consulte a P&B Smart Energy e conheça o Projeto Elétrico Predial de salas comerciais médicas.