ENERGIA SOLAR, ou sistema de energia solar fotovoltaica, é um sistema que possibilita gerar energia limpa e renovável.

O Brasil tem grande potencial para o crescimento desse tipo de energia, já que, por aqui, há grande incidência solar o ano todo.

Para a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a ENERGIA SOLAR será responsável por 10% de toda a produção nacional até 2030.

Hoje, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) garante descontos na conta de luz para quem utiliza o sistema. A longo prazo, isso pode significar uma grande economia para o consumidor.

Mas como ter ENERGIA SOLAR em casa? Isso é possível através da instalação de placas fotovoltaicas, geralmente no telhado. Veja tudo o que você precisa saber para ter em sua casa.

Como funciona a Energia Solar?

O Sistema funciona da seguinte forma:

  1. Os painéis solares reagem com a luz do sol e produzem energia fotovoltaica.
  2. Essa energia é levada até o inversor, que a transforma em energia elétrica.
  3. Uma fração da energia gerada é consumida na hora pelos aparelhos da casa (eletrodomésticos, máquinas, lâmpadas etc.), que estiverem ligados.
  4. O excedente pode ser usado de duas maneiras. No sistema on grid (ligado à rede), é enviado para a rede distribuidora de energia, o que resultará em um abatimento na conta de luz. No sistema off grid (isolado, não tem ligação com a rede elétrica), pode ser armazenado em baterias, para ser utilizado quando não já incidência de luz solar.

O que preciso saber antes de fazer a instalação?

O sistema de energia fotovoltaico pode ser muito benéfico, mas exige bastante cuidado no processo de compra, instalação e tecnologia. Confira as perguntas que você deve fazer antes de obter o sistema.

  • MINHA CASA TEM ESTRUTURA PARA A INSTALAÇÃO?

Como dissemos anteriormente, a energia solar em residências urbanas geralmente é instalada no telhado. Algumas interferências podem prejudicar a eficiência do sistema, como ventos, sombras, reflexos etc.

Por isso, é necessário que a instalação seja em uma área livre, que não tenha problemas estruturais e que seja reforçado. Além disso, é importante que haja circulação de ar para evitar o calor excessivo.

  • QUAL O MEU CONSUMO MENSAL DE ENERGIA?

Você precisa saber o consumo mensal de energia da sua casa, para escolher o tamanho do sistema necessário. Quando maior e mais complexo o sistema, mas caro ele será.

É possível checar o seu consumo de energia em sua conta de luz, que é mostrado em kWh.

  • QUAIS EQUIPAMENTOS PRECISO ADQUIRIR?

Você deverá adquirir um kit de energia solar completo. Ele vem com painéis fotovoltaicos, inversor solar, estrutura de fixação, cabos e conectores específicos para esse tipo de sistema e alguns outros materiais elétricos.

  • POSSO FAZER A INSTALAÇÃO SOZINHO?

Apesar de o kit ser vendido direto ao consumidor final pelas empresas, fazer a instalação sozinho te expõe a riscos de erros e acidentes desnecessários e que podem sair caros. O ideal é contratar uma boa empresa para realizar a instalação. Além disso, somente um engenheiro eletricista ou eletrotécnico pode realizar o cadastro da sua residência no banco de registro de casas e empresas que utilizam energia solar.

  • COMO DEVE SER FEITA A MANUTENÇÃO?

A manutenção do sistema fotovoltaico é simples e barata. Uma vez por ano, você deve limpar as placas, da mesma forma que limparia uma janela (com um pano úmido). O inversor solar deve ser trocado depois de 5 a 10 anos.

Afinal, quanto custa ter Energia Solar em casa?

O investimento para ter energia solar em casa depende das particularidades do projeto para sua residência e nós da P&B Smart Energy garantimos sempre as soluções com o melhor custo benefício.

O preço já inclui geradores de energia solar, instalação, projeto, homologação e todo o equipamento.

Quais as vantagens da Energia Solar?

Apesar de ter alto custo de instalação, existe a vantagem econômica ao optar pela energia solar.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) garante grandes incentivos na conta de luz para quem tem o sistema ligado à rede.

Dentro de alguns anos, essa economia paga os custos iniciais. Um sistema residencial dura, em média, de 25 a 30 anos.

Mas a maior vantagem é ambiental. Hoje, a esmagadora maioria da matriz energética brasileira é sustentada por usinas hidrelétricas e termoelétricas.

Apesar de serem fontes renováveis, essas usinas causam grande impacto ambiental e perda energética.

Optar pela energia solar é investir em uma fonte de energia limpa e contribuir para a otimização da matriz energética brasileira.